Quais são as 6 principais notas do perfume e como identificá-las?

Juntas, as 6 principais notas do perfume transformam-se na fragrância e, se você gosta de perfume assim como nós, já deve ter ouvido falar sobre as notas aromáticas. Agora, caso seja iniciante sobre o assunto, não precisa se preocupar, vamos compartilhar o que cada nota representa e como escolher o perfume ideal para você.

 

O que são as notas olfativas dos perfumes?

 

As notas olfativas são sentidas nas fragrâncias dos perfumes, sendo divididas em notas de saída, notas de coração e notas de fundo. Cada nota representa o tempo de evaporação do perfume, por exemplo, as notas de saída são aquelas sentidas ao borrifar o perfume. Já as notas de coração, são as que a pele absorve após alguns minutos da aplicação. As notas de fundo são as últimas a evaporarem, por isso, são as mais intensas.

Cada nota de perfume reproduz a essência de uma determinada substância, por exemplo, nas notas de saídas são compostas por aromas mais cítricos, como da laranja, alecrim, limão, menta entre outros. Já as notas de coração fazem parte do grupo de aromas florais ou frutados, como jasmim, pêssego, rosa, framboesa e outros. Por último, as notas de fundo são representadas por diversos aromas, como cedro, gengibre, caramelo, baunilha, café e tantos outros.

 

Quais são as 6 principais notas do perfume?

 

Agora que já sabe a classificação das notas olfativas,vamos entender quais são as 6 principais notas do perfume, conhecidas também como famílias olfativas, que são elas:

Cítricas: são aromas formados por frutas ou matérias-primas mais cítricas, como o limão. Os perfumes cítricos são frescos e suaves, perfeitos para serem usados nas estações mais quentes do ano, além disso, a fixação costuma ser mais fraca. Outra característica é que o cítrico proporciona a sensação de bem-estar e alegria.

Florais: os perfumes florais são mais românticos e estão presentes em 50% das fragrâncias femininas. O aroma floral é perfeito para as mulheres mais delicadas e apaixonadas, além disso, a essência do perfume floral transita muito bem entre as estações do ano.

Frutais: assim como o cítrico, os perfumes frutais são mais refrescantes e adocicados, sendo perfeitos para a mulher jovial e de personalidade alegre. As frutas que mais se destacam na composição do perfume são frutas vermelhas, pêssego e lichia.

Orientais: as notas orientais são mais quentes e aveludadas, sendo assim, são mais intensas, ideias para as estações frias do ano. Os perfumes orientais são perfeitos para as mulheres sedutoras e que gostam de atrair atenção por onde passa.

Aromáticos: estão mais presentes nos perfumes masculinos e sua fragrância é composta por aromas cítricos e orientais. Os perfumes aromáticos são mais marcantes, sendo assim é recomendável usar à noite ou, se preferir, nas estações mais frias.

Amadeirados: as fragrâncias amadeiradas fazem parte dos perfumes masculinos, tendo aroma mais seco e quente, com notas em tabaco, terra e canela. Os perfumes amadeirados foram feitos para o homem sofisticado e discreto.

 

Fonte: Vení Perfumaria (Adaptado)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *